quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Quando Paris congela os votos de BOM ANO!

Não há frigorífico que chegue à temperatura exterior de Paris nesta estação do ano posso afiançar a quem ainda não tenha experimentado! Vão lá ir passar férias e coloquem uma cervejinha a refrescar no parapeito do quarto do hotel :-).

Bom... olááá! Bom ano! Estou de volta, não porque tenha encontrado o sentido, mas porque tenho muita vontade de prosseguir ao encontro da tranquilidade de espírito, e fazer dos meus dias uma coisa mais suave.

Pois é: Paris foi a cidade encantada onde passei os últimos seis dias de 2009 e os primeiros três de 2010, sempre em maravilhosa cumplicidade com a minha companheira de todas as caminhadas de há 22 anos para cá, a Alda.

Noutra fase das nossas vidas, há uns 15 anos, talvez, recebi dela como presente de Natal a passagem de ano em Paris. Foram quatro dias e uma noite de fim de ano no Champs Elysées inesquecíveis, que me marcaram para a vida.
Agora, no regresso, aproveitámos de novo cada momento até "ao tutano". S. Pedro ajudou-nos dando-nos 3 dias de sol, um de chuva e no resto do tempo um frio de partir os ossos, mas sem chuva :-). Por isso, palmilhámos a pé tudo quanto havia a ver. Conseguímos, enfim, subir ao "céu" da Torre Eiffel (inenarrável), estar a dois metros da Mona Lisa e a um de Van Gogh...

O passeio do Sena que fizemos quando da primeira vez foi trocado pelos passeios nas suas margens, pelo Marais, pelo Pompidou, pela Bastilha, pelo Arco do Triunfo, Champs Elysées, Jardin du Luxemburg, tudinho... Devorámos o Louvre, os Grand et Petit Palais, o Museu d'Orsay, deliciámo-nos com Notre Dame e mergulhámos de novo na Igreja de la Madeleine numa manhã já de 2010 em que recebíamos maravilhadas pequenos flocos de neve nos cabelos.
Em Paris é tudo mágico - para mim. Acima de tudo, acolheu-me numa altura em que estava a precisar (tanto!) de sair... respirar... afastar-me..., por isso estou-lhe muito grata. Regressei já depois de na Place de la Concorde ao início dos Champs Elysées ter trocado um abraço grande com a Alda com os votos de bom ano, ter bebido um golo de champagne (do genuíno), comido lentamente cada uma das doze passas (portuguesas) saboreando cada desejo formulado com toda a força da minha alma.

Deixo-vos hoje com a enorme vontade de fazer a vida devagarinho, saboreá-la em harmonia, não perder mais tanto tempo, e voltar a acreditar...

As fotos:
Há tantas imagens do Sena..., esta é uma das minhas...


Iluminadas pelo esplendor dos Champs Elysées na passagem de 2009 para 2010!


Chegar à Mona Lisa (Louvre) é uma aventura, olhá-la ali mesmo... é uma emoção


Pelas ruas ao sabor dos encantos...


Vincent Van Gogh (Palais d'Orsay)


Arco do Triunfo visto da Torre Eiffel

Até já, pois então!

3 comentários:

  1. Chiça, que tardava o teu regresso com Patusquices! Fico contente por vires aqui partilhar. Beijinhos da Tinóni

    ResponderEliminar
  2. Muito Bom... Fico feliz em saber das novidades... Agora é seguir em frente e um 2010 cheio de coisas boas.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Olá Baléu! :)
    Sou eu o teu N.V. :) será que chegas lá? :D
    enfim..acho que vais lá chegar! :)
    fiquei com água na boca com as tuas descrições! espero ir a Paris também um dia! :)
    beijos

    ResponderEliminar