domingo, 5 de agosto de 2018

Conseguiste, Madalena!

É meio-dia, e não saio da penumbra do quarto. Os estores corridos. Lá fora a temperatura continua a subir, a caminho dos 43º dos últimos dias, aqui. Escrever não sei o quê não me sai do coração. Desde quarta-feira. Quarta-feira, 1 de Agosto, a notícia fez explodir em mim bem mais de uma década de recato – a Joana vai ajudar a perceber.

Não te conhecia. Não sabia o teu nome. Ouvi a notícia no Jornal da Noite, na véspera, entre uma enxurrada de outras, lidas como se a vida fosse uma desgraça pegada. Tenho carteira de jornalista há 37 anos, mas optar por não exercer há 15 faz cada vez mais sentido. Não poderia ser um destes arautos do infortúnio. Banalizar o horror.

Na quinta-feira, no Club onde trabalha o teu pai, as caras estavam fechadas, o silêncio era imenso, romperam-se normas com a verdade e serenidade de que há valores intransponíveis. O da vida. O da solidariedade. Iniciámos a aula de Total Condicionamento com um minuto de silêncio, por ti e para ti. Contigo. E toda a prática foi sem música.

Sabia lá eu onde era a igreja de Queijas. Cheguei em 10 minutos, depois de noutro tanto surpreender a D. Leonor celebrando os seus 99 anos. Levei-te o girassol. Já estavas rodeada de centenas deles, cada um mais bonito que o outro. Senti-te serena, num sono de quem cumpriu a caminhada com louvor.

Nunca vi nada assim, excepto com aquelas pessoas que têm vidas mais ou menos longas, mais ou menos públicas. Tu tinhas 10 anos. Jogavas basquete. Ias à escola. Eras escuteira. A filha mais nova do Marco e da Susana. A irmã da Daniela. Na partida, foste acompanhada por milhares de pessoas, num hino à vida.

Voltei à igreja na sexta, pelas 10. Guardarei para sempre o jovem escuteiro, que apanhado pelo choro não conseguiu terminar a Leitura, concluída com firmeza pela camarada ao lado. Curvo-me diante do padre que assentou a homília no XXI capítulo d’ “O Principezinho”, e cuja voz embargada deu lugar a lágrimas. Limpo o rosto com as duas mãos, a humana confissão do mensageiro do Senhor: "Nenhum de nós devia estar aqui, agora.”

Faltam-me todas as palavras para a Susana, mãe-coragem, que suplicou com a insistência daquela que talvez seja a maior dor do mundo: "Vamos ser felizes! Prometam-me...", olhando acintosamente para os companheiros escutas, em particular para os que resgataram a filha ao rio.
Os nossos corpos “estoiravam” ao sol de meio-dia, mas do cemitério ninguém arredava pé. A avioneta cruzava o Céu em círculos [“Muito obrigada por tudo, Madalena. Até já”], e as dezenas de balões brancos mais o golfinho azul desapareciam lá no alto, enquanto soavam as tuas músicas preferidas.

“Um dia vou conseguir abraçar o Sol”, dizias. Concordo com o padre “do outro mundo”, cujo nome ainda não sei: conseguiste! Estás nos braços de Deus. Ele é o Sol.

E eu reconciliei-me com a Igreja Católica, quase 50 anos depois. Obrigada, Madalena! Até já.
Baléu
P.S. - Vais gostar de saber: a Inês "dos nãos" conseguiu fazer dois desenhos com a mão direita, e enviou-me agora por whatsapp.


25 comentários:

  1. O texto está lindo. Eu conhecia a madalena, era aluna no centro de estudos em Queijas, o estudo +. A irmã Daniela ( a mais velha tinha 12 anos) também frequentava o mesmo centro. Paz à sua Alma, descansa em paz

    ResponderEliminar
  2. Um texto muito lindo :’-(
    Só um detalhe, era a filha mais nova

    ResponderEliminar
  3. Simplesmente Lindo ❤️ Estou sem palavras
    Que descanse em paz �� Mais uma estrelinha brilhante no céu ❤️��

    ResponderEliminar
  4. Um texto sentido que nunca deveria ter ocorrido.
    Eu, como todos nós, envelheço a uma velocidade “vertiginosa” e a vida teima em não me conceder o entendimento para casos como este.
    Será seguramente uma limitação minha.
    Gosto de LÓGICA! E da RAZÃO!
    Não encontro nenhuma das duas neste trágico acontecimento.
    Tenho muita dificuldade ao olhar para uma noticia como esta assim como para uma outra sobre um avião que se despenha no México sem que haja alguma vítima.
    Não me parece que as respostas se encontrem nos domínios e desígnios da Fé uma vez que jamais alguém me conseguiria fazer entender qual ou quais os critérios para a concessão de milagres.
    De qualquer forma, ao ler o seu texto, um nó apertadíssimo prendeu-me longamente a garganta e fez-me pensar e questionar uma vez mais, sobre o motivo e o porquê de tudo.
    OBRIGADO por isso Baléu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, eu, Luís, pelo seu testemunho. Também gosto de lógica e de razão, mas entre uma e outra... :-) opto pela Fé. Não se explica. Sente-se, e permite-nos olhar a vida de um modo diferente - se calhar mais apaziguador. Não sei. Porque é que nascemos? Porque é que vivemos? Duas questões que raramente colocamos. Porque haveremos de questionar a morte? Um abraço sentido,B

      Eliminar
  5. Não tem como não se tocar ao ver um texto lindo ! Pois também é difícil para mim ver isto porque não tem como não tem mesmo como �� Eu tenho uma filha com 2 anos e cada passo que dá eu tenho medo ! Tenho um irmão com a idade da madalena e tenho medo ! O que aconteceu a menina não tinha que acontecer é injusto ����

    Mas que ela agora sorria e que guie os passos da Irma é que ilumine os caminhos dos pais ❤️
    Que ela agora descanse e brinque com os outros meninos que estão lá em cima , é que cumpra a sua missão lá !
    Que seja um anjo da família pois ela agora foi abraçada por nosso pai nosso Deus !
    Até já minha querida madalena ❤️❤️��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um beijinho, Susana. Não viva com medo, se não perde metade da vida, e os mesmo acontece aos seus filhos. Usufrua com tranquilidade desta bênção. A Madalena terá cumprido a sua missão na terra. Certamente, que está a cumprir outra caminhada em plena entrega.

      Eliminar
  6. Parabéns por este texto. A Madalena cumpriu a missão dela na Terra e voltou à sua verdadeira casa. Com a sua pouca idade já transformou, para melhor, todos quanto tiveram o privilégio de cruzar com ela nesta vida na Terra e mesmo todos os que só a conheceram naquela Igreja de Queijas. Porque todos aqueles que a choram pela saudade, vão garantidamente prestar-lhe homenagem para o resto da vida - sendo mais humanos, mais justos, alegres, honestos e generosos. Esta menina acaba de mudar a vida de muita gente. Que toda a família possa entender o privilégio desta princesa ter passado nas suas vidas. Até sempre Madalena!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpem, não ter assinado. Sou uma cidadã do Mundo, uma amiga da família. Isabel Diniz

      Eliminar
  7. Um beijinho, Isabel, e obrigada pelas suas palavras. Não poderia estar mais de acordo consigo. Até logo.

    ResponderEliminar
  8. Faltam-me as palavras ��������������������

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, Rui, elas nem sempre são necessárias :-). Um beijinho.

      Eliminar
  9. Obrigado pelas suas palavras, a Madalena era uma menina tão doce que eu conhecia desde bebé. Beijinho grande.🐬🌻🌻🌻🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E continuará a ser doce, como o são todas as pessoas que já partiram e ficam olhar por nós. Um beijinho grande para si também.

      Eliminar
  10. Lindo texto. Eu tb sou escuteira. Na nossa atividade celebramos a missa pela madalena. Conhecia a bem.agora está em paz.
    Nessa altura decidiram nos dar tb como recurdaçao girassois pois era o simbolo bonito

    ResponderEliminar
  11. Como mãe, e como mãe de escuteiros, senti cada palavra de escreveu. Muito obrigada a si e, também, a Deus, por distribuir dons a cada um de nós.
    Alexandre, o Padre de Queijas chama-se Alexandre,
    Ana F.

    ResponderEliminar
  12. Este texto é uma grande homenagem à Madalena. Não a conhecia pessoalmente, mas como diz a nossa lei "o escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros escutas". Obrigado por estas palavras....uma enorme canhota para a familia da Madalena, para a patrulha, expedição e todo o agrupamento...aos dirigentes um forte abraço e que estamos aqui para o que necessitarem...

    ResponderEliminar
  13. Belíssimo texto de homenagem à minha neta. Não consigo ainda exprimir por escrito tudo o que me vai na alma. Por isso, quero apenas reforçar o abraço apertado e sentido que ontem lhe pude dar na Igreja, como sinal - ainda que mínimo- da muita gratidão que eu e família sentimos. Rui Teixeira, avô materno da Madalena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme e imenso sinal, Rui. Isso sim. Um forte abraço, de novo, e - como disse à Susana e ao Marco: estou aqui para o que for...

      Eliminar
  14. Lindo texto e linda homenagem... Nao consigo imaginar a dor e tambem quero aqui deixar a minha sincera homenagem e condolências a todos os que sofrem com a partida da Madalena.... Um beijinho a todos

    ResponderEliminar
  15. Lindas palavras...
    Temos mais uma estrela no céu...

    ResponderEliminar
  16. Todas as pessoas que partem deixam-nos muito tristes. Mas em casos como o da Madalena é sempre mais difícil aceitar. Espero que esteja a olhar para os seus amigos e familiares e encontre a felecidade no reino de Deus.

    ResponderEliminar